Quais são os tipos sanguíneos?
Durante as aulas de hematologia, você já ouviu falar porque existem diferentes tipos sanguíneos?
Os tipos sanguíneos são determinados pelas proteínas (antígenos) presentes na superfície das hemácias. Esses antígenos são os responsáveis pela compatibilidade entre doadoras e receptores.
Quais são então os tipos sanguíneos?
Tipo A: É determinado pela presença do antígeno A na superfície das hemácias. Indivíduos desse tipo sanguíneo possuem anticorpos anti-B.
Tipo B: Possui o antígeno B na superfície das hemácias. Já os indivíduos do sangue tipo B possuem anticorpos anti-A.
Tipo AB: Possui tanto o antígeno A quanto o B na superfície das hemácias. Portanto, não possui nenhum anticorpo.
Tipo O: Não possui a presença das proteínas A ou B na superfície das hemácias. O tipo O apresenta anticorpos contra todas as proteínas: anti-A e anti-B.
E como funciona a doação de sangue?
Para que a doação seja bem sucedida, os indivíduos precisam ser compatíveis, ou seja, apresentar o mesmo tipo de antígenos na superfície das suas hemácias. Portanto, se uma pessoa com tipo A receber sangue de uma pessoa tipo B, anticorpos anti-B presentes no plasma irão reconhecer os antígenos B e atacar essa hemácia provocando a lise (quebra) dela. Já quando o doador e o receptor forem do tipo mesmo tipo sanguíneo, não haverá esse tipo de reação.
Já no caso de quem tem sangue do tipo O, o sistema imune irá reconhecer como estranhos tanto os antígenos A quanto os antígenos B. Por isso, o sangue O só pode receber dele mesmo, mas por outro lado, pode doar para todos os tipos sanguíneos por não possuir antígenos, sendo considerado o doador universal. E por fim, o tipo AB pode receber de todos os tipos sanguíneos, sendo considerado como receptor universal.
Mas calma que ainda tem um detalhe: o fator Rh.
Além dos tipos sanguíneos, o fator Rh é uma outra característica importante. Ele determina se o sangue será positivo ou negativo. Pessoas Rh + possuem uma outra proteína na superfície da hemácia, chamada de antígeno D. Já quem é Rh negativo (Rh-) não possuem esse antígeno. O fator Rh influencia também na compatibilidade. Por exemplo, sangue A+ só pode doar para A+ ou AB+. A- e AB – irão reconhecer o antígeno D e atacar a hemácia, gerando incompatibilidade.
Gostou? Conheça nossos treinamentos:
Curso de coleta
Plataforma cursau (com mais de 800H de conteúdo e grupo vip)
Pós graduações: micro, análises e perícia
Referências bibliográficas:
ABBAS, Abul K.; PILLAI, Shiv; LICHTMAN, Andrew H.. Imunologia celular e molecular. 9 Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2019, 565 p.