Ciclo menstrual: entenda as fases!
Fala calouro, beleza? Já estudou o ciclo menstrual nas aulas de fisiologia? Hoje vamos entender como ele funciona, quais são as fases e os principais eventos de cada uma.
Antes de tudo, o ciclo menstrual nada mais é que um processo que acontece no corpo feminino, regulado por uma série de hormônios. Em suma, ele tem como objetivo preparar o útero e o ovócito secundário, ou seja, o gameta feminino, para uma possível fecundação e gestação. É importante ressaltar que o ciclo menstrual dura em média 28 dias, contudo, essa duração pode variar de mulher para mulher, podendo ser de 21, 24 ou até 32 dias.
Primeira fase: menstruação
O ciclo menstrual começa com a menstruação, que consiste na descamação do endométrio, a cada mais externa do útero. Dessa forma, as células dessa camada se desprendem devido a queda da secreção dos hormônios, sobretudo da progesterona, resultando no sangramento conhecido como menstruação. Esse sangramento dura em média de três a sete dias.
Fase Folicular
Após a fase menstrual, inicia-se a fase folicular. Durante essa fase, o corpo se prepara para a ovulação. O hormônio folículo-estimulante (FSH) é liberado pela hipófise, estimulando os folículos ovarianos a crescerem e se desenvolverem. Um desses folículos se torna o mais desenvolvido e maduro e libera estrógenio que estimula o espessamento do endométrio uterino. Essa fase dura cerca de 10 a 14 dias e é caracterizada por um aumento gradual dos níveis de estrógeno.
Ovulação
A ovulação marca o meio do do ciclo menstrual. Durante essa fase, o folículo dominante no ovário libera um ovócito secundário, ou seja, o gameta feminino. Uma vez que esse ovócito é liberado no espaço peritoneal, ele será capturado pelas fímbrias das tubas uterinas onde será fertilizado caso haja um encontro com um espermatozoide. A ovulação geralmente ocorre cerca de 14 dias antes do início da próxima menstruação e acontece graças ao aumento do estrógeno e do FSH, mas principalmente devido a um pico do hormônio luteinizante (LH).
Fase Lútea
Após a ovulação, inicia-se a fase lútea e ocorre uma queda brusca dos níveis dos hormônios LH e FSH que já cumpriram sua função. Durante essa fase, as células do folículo maduro que liberou o ovócito se transformam em uma estrutura chamada de corpo lúteo, responsável por secretar progesterona. A progesterona ajuda a preparar o útero para uma possível gravidez, tornando o endométrio mais espesso e receptivo à implantação de um blastocisto. Por outro lado, se a fertilização não ocorrer, o corpo lúteo se degenera no final da fase lútea e os níveis de estrogênio e progesterona diminuem, resultando na descamação do endométrio e na mestruação, reiniciando o ciclo.
Gostou? Conheça nossos treinamentos:
Curso de coleta
Plataforma cursau (com mais de 800H de conteúdo e grupo vip)
Pós graduações: micro, análises e perícia
Referências bibliográficas:
CURI, R. Fisiologia básica. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017.
GUYTON, A. C.; HALL, J. E. Tratado de Fisiologia Médica. 12. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.