,

Quais são os tipos de leucemia?

Já estudou leucemia durante as aulas de hemato da faculdade? Você lembra quais são os tipos de leucemia e quais as diferenças entre eles? Hoje vamos conversar a respeito disso.

Antes de tudo é importante lembrar que a leucemia corresponde a câncer que afeta as células sanguíneas e a medula óssea. A medula óssea é responsável pela hematopoise, ou seja, pela produção e maturação das células que compõe nosso sangue. Já fizemos um post aqui falando sobre a hematopoise, se quiser relembrar basta clicar aqui. Esse processo é normalmente bem regulado, porém, na leucemia isso muda. Nesse sentido, a medula perde a capacidade de maturar as células produzidas, gerando um acúmulo de células anormais e imaturas, ou as células maduras passam a se proliferar demais, também se acumulando. Apesar disso parecer algo positivo, essas células não funcionam como uma célula normal e além disso, vivem por mais tempo.

De acordo com a célula afetada e a velocidade com que essas células são produzidas, a leucemia classifica-se em alguns tipos:

Leucemia Mieloide Aguda (LMA)

A LMA é o tipo mais comum e agressivo de leucemia, sendo mais comum em adultos acima de 60 anos. É caracterizada pelo crescimento descontrolado de células da linhagem mieloide imaturas na medula óssea (mieloblastos). A LMA é classificada em subtipos com base em características citogenéticas e moleculares.

Leucemia Mieloide Crônica (LMC)

A LMC é caracterizada pela proliferação excessiva das células da linhagem mielóide graças à presença do cromossomo Philadelphia, que resulta da fusão de dois genes específicos. A doença progride em três fases: crônica, acelerada e crise blástica. Eventualmente, cerca de 50% dos pacientes são assintomáticos.

Está gostando desse conteúdo? Aproveite o CURSAU RESUMOS e turbine seus estudos! Está pronto para facilitar sua vida acadêmica? A CURSAU RESUMOS chegou para te ajudar! Acesse agora

Leucemia Linfocítica Aguda (LLA)

A LLA é mais comum em crianças e adolescentes e é caracterizada pela proliferação de células da linhagem linfoide imaturas na medula óssea. A LLA também é classificada em subtipos com base em características genéticas e moleculares. Em suma, pode ainda ser categorizada como baixo, médio ou alto risco de acordo com a idade do paciente. Todavia, pacientes acima de 60 anos tem piores prognósticos.

Leucemia Linfocítica Crônica (LLC)

A LLC é uma leucemia de desenvolvimento lento que corresponde a proliferação excessiva principalmente células B maduras. É mais comum em adultos mais velhos e pode ser assintomática por longos períodos. A principal mutação responsável pelo surgimento da LLC são deleções no braço longo do cromossomo 13.

a imagem ilustra um dos tipos de leucemia, mostrando o excesso de linfócitos que se acumulam nas leucemias linfocíticas em comparação com os elemtnos de um sangue normal.
Você que já é um profissional da saúde e deseja se tornar um especialista em análises clínicas, clique no link para saber mais sobre a nossa pós graduação 100% online.

Referências bibliográficas:

HALLEK, M. Chronic lymphocytic leukemia: 2017 update on diagnosis, risk stratification, and treatment. American Journal of Hematology, v. 92, n. 9, p. 946-965, 2017.

TERWILLIGER, T.; ABDUL-HAY, M. Acute lymphoblastic leukemia: a comprehensive review and 2017 update. Blood Cancer Journal, v. 7, n. e577, 2017.

SHIMONY, S.; STAHL, M.; STONE, R. M. Acute myeloid leukemia: 2023 update on diagnosis, risk stratification, and managment. American Journal of Hematology, v. 98, n. 3, p. 371-545, 2023.

JABBOUR, E.; KANTARJIAN, H. Chronic myeloid leukemia: 2020 update on diagnosis, therapy, and monitoring. American Journal of Hematology, v. 95, n. 6, p. 577-730, 2020.