,

Quais são os tipos de câncer de pele?

O câncer de pele é o tipo de câncer mais comum do mundo. Mas você sabe quais são os tipos de câncer de pele e quais as características de cada tipo? Primeiramente, o câncer de pele é classificado nos tipos não melanoma e melanoma, sendo o primeiro o mais comum de todos. Contudo, o tipo melanoma é o mais agressivo e com maiores taxas de mortalidade. Por outro lado, o tipo não melanoma apresenta altos percentuais de cura, se for detectado precocemente, porém, se não tratado pode deixar mutilações bastante expressivas.

Câncer de pele não melanoma

Esse tipo ainda é subdividido em dois subtipos de acordo com a camada da epiderme que é afetada: o carcinoma basocelular e o carcinoma espinocelular.

Carcinoma Basocelular

O carcinoma basocelular é o tipo mais comum de câncer de pele, correspondendo à 75% dos casos. É caracterizado pela proliferação anormal das células da camada basal da epiderme. Geralmente aparece em áreas expostas ao sol, como rosto, pescoço e couro cabeludo. Suas principais características são:

  • Lesões que se assemelham a feridas abertas, úlceras ou caroços.
  • Aparência brilhante ou perolada.
  • Crescimento lento ao longo do tempo.
  • Raramente se espalha para outras partes do corpo.
Carcinoma Espinocelular

Diferentemente do carcinoma basocelular, esse subtipo acontece em virtude da proliferação anormal das células da camada espinhosa da epiderme. Assim como o basocelular, o carcinoma espinocelular também é frequentemente encontrado em áreas expostas ao sol, como rosto, orelhas, pescoço e dorso das mãos. Suas características incluem:

  • Lesões elevadas, endurecidas e crostosas.
  • Possibilidade de sangramento.
  • Crescimento mais rápido em comparação com o carcinoma basocelular.
  • Potencial de se espalhar para os gânglios linfáticos e outras partes do corpo.

Melanoma

O melanoma é o tipo mais agressivo de câncer de pele, embora seja menos comum que os carcinomas basocelular e espinocelular. Ele tem origem nos melanócitos, isto é, células produtoras de melanina. O melanoma pode aparecer em qualquer parte do corpo, mesmo em áreas não expostas ao sol. As lesões geralmente têm uma aparência assimétrica, com bordas irregulares e cores variadas (marrom, preto, ou vermelho). O melanoma pode se espalhar rapidamente para outros órgãos de tal forma que é responsável pela maioria das mortes relacionadas ao câncer de pele.

Gostou? Conheça nossos treinamentos:

Curso de coleta
Plataforma cursau (com mais de 800H de conteúdo e grupo vip)
Pós graduações: micro, análises e perícia

Referências Bibliográficas:

DIDONA, D. et al. Non Melanoma Skin Cancer Pathogenesis Overview. Biomedicines, v. 6, n. 1, 2018.