,

Quais são os 5 sinais da inflamação?

Os sinais da inflamação são cinco, sendo comuns em praticamente todos os processos inflamatórios no corpo humano. Esses sinais são rubor, calor, dor, edema e perda de função. Obviamente, alguns podem ser notados com mais facilidade quando o tecido inflamado encontra-se na superfície corporal. Mas você sabe porque cada um desses sinais se manifesta? Vamos entender os mecanismos por trás disso.

Rubor

Esse sinal da inflamação também é chamado de vermelhidão ou eritema. Em outras palavras, ele corresponde ao avermelhamento da área inflamada. Isso porque os vasos sanguíneos na região se dilatam, permitindo um aumento no fluxo sanguíneo para o local. Essa vasodilatação é uma resposta imediata do corpo à liberação de mediadores inflamatórios, como histamina e prostaglandinas, que proporcionam a vasodilatação e o aumento da permeabilidade vascular. O aumento do fluxo sanguíneo e o aumento da permeabilidade ajudam a transportar células do sistema imunológico para a área afetada, onde podem combater infecções e iniciar o processo de resolução e cicatrização.

Calor

O calor é outro sinal visível de inflamação, e isso ocorre porque o aumento do fluxo sanguíneo traz sangue, que é quente, para a área inflamada. Além disso, a atividade metabólica das células inflamatórias e das células do sistema imunológico também gera calor. Esse aumento local de temperatura é uma resposta natural do corpo para acelerar as reações químicas envolvidas na resposta inflamatória e ajudar a eliminar agentes infecciosos.

Dor

A dor é um dos sinais mais evidentes da inflamação. Ela ocorre devido à irritação dos nervos na área afetada. Os mediadores inflamatórios, como a bradicinina e as prostaglandinas, sensibilizam os nervos para a dor, tornando a região dolorida e sensível ao toque. Além disso, pode haver dor devido a uma maior compressão dos nervos devido ao próximo sinal que é o edema.

Edema

O edema também é chamado de inchaço ou tumor. Ele ocorre porque os vasos sanguíneos dilatados permitem que o líquido, proteínas e células do sistema imunológico extravasem dos vasos sanguíneos para o espaço intersticial. Esse acúmulo de líquido e células causa inchaço, o que pode ser visto e sentido na área inflamada.

Perda de função

O último dos sinais da inflamação é a perda de função. Este sinal refere-se à redução ou comprometimento da função normal do tecido ou órgão como resultado da inflamação. Quando uma região do corpo está inflamada, a resposta inflamatória pode levar à degradação dos tecidos. Dependendo do tecido afetado, tem-se a substituição das células que morreram por tecido conjuntivo, formando uma cicatriz no local. Esse tecido fibroso não tem a mesma função das células daquele tecido, portanto, de acordo com o grau de lesão, pode haver o comprometimento da função.

Em resumo, os sinais cardinais da inflamação são uma resposta coordenada e que faz parte do processo inflamatório geral. Graças à eles, as feridas podem cicatrizar e pode haver a resolução das feridas e lesões.

Você estudante da área da saúde, já pensou em ter acesso a uma plataforma repleta de vídeo aulas, palestras, cursos e workshops que vão te ajudar a estudar e ir bem nas provas da faculdade? Pra saber mais é só clicar no link

Referências:

KUMAR, Vinay; ABBAS, Abul K.; ASTER, Jon C. Robbins patologia básica. 9. ed.Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

BRASILEIRO FILHO, Geraldo. Bogliolo patologia. 9. ed. Rio de Janeiro:Guanabara Koogan, 2017.