,

Quais são as camadas da pele?

Fala calouro, beleza? Você sabe quais são as camadas da pele? Durante as aulas de histologia, você certamente já aprendeu que a pele é o maior órgão do corpo humano e desempenha um papel fundamental na proteção contra agressões externas, regulação da temperatura e comunicação sensorial. No entanto, ela é uma estrutura complexa que é composta por diferentes camadas que juntas garantem a funcionalidade e integridade desse órgão. As camadas da pele possuem diferentes particularidades que serão detalhadas ao longo desse texto.

Epiderme

A epiderme é a camada mais externa da pele e funciona como uma barreira protetora contra a entrada de microrganismos e a perda excessiva de água. Essa camada é constituída principalmente por células epiteliais, com algumas regiões contendo melanócitos, células de Langerhans e queratinócitos. Em suma, os queratinócitos são responsáveis pela produção de queratina; os melanócitos são células produtoras de melanina, o pigmento que dá cor à pele e confere proteção contra raios UV; já as células de Langerhans funcionam como células apresentadoras de antígeno.

A espessura e a estrutura da epiderme variam de acordo com a região do corpo, sendo mais espessa na palma das mãos e
na planta dos pés. Em resumo, a epiderme é composta por cinco camadas. A camada basal separa a epiderme da derme, sendo a mais profunda de todas. Essa camada é rica em células-tronco responsáveis pela renovação celular. Logo depois, tem-se a camada espinhosa, formada por células ligeiramente achatadas. A camada granulosa é a próxima e tem cerca de três a cinco fileiras de células achatadas. Em seguida, localiza-se a camada lúcida e por fim a camada córnea que é a mais externa. As células da camada córnea são repletas de queratina, responsáveis por conferir resistência à pele.

Derme

A derme é a camada da pele que se localiza abaixo da epiderme, responsável com a função de garantir suporte e elasticidade. Além disso, a derme abriga vasos sanguíneos, folículos pilosos, glândulas sebáceas, glândulas sudoríparas e terminações nervosas. Em terceiro lugar, a derme é responsável por nutrir a epiderme, visto que ela não é vascularizada e fazer a termorregulação. Finalmente, a derme é dividia em duas camadas, uma mais superficial chamada de papilar e outra mais profunda, a reticular.

Em relação aos anexos da pele, as glândulas sebáceas presentes na derme são responsáveis por produzir uma secreção sebácea composta de triglicerídios, ácidos graxos, colesterol e ésteres de colesterol. Essa secreção cria uma camada na pele que evita a desidratação e o ressecamento. Por outro lado, as glândulas sudoríparas estão presente em grande quantidade cujos ductos se abrem na superfície da pele. É revestida por diferentes tipos celulares responsáveis por produzir o suor, uma substância importante para a termorregulação corporal. Por fim, ainda na derme, os pelos são formados por queratina a partir de uma invaginação da epiderme chamada de folículo piloso. A cor, o tamanho e a disposição variam de acordo com a cor da pele e a região do corpo.

Hipoderme

Das camadas da pele, a mais profunda é a hipoderme, também conhecida como tecido subcutâneo. Essa camada é composta principalmente por células adiposas com o intuito de armazenar energia e funcionar como isolante térmico. Contudo, a espussura desse tecido adiposo varia conforme a grau de nutrição do indivíduo.

a imagem mostra as camadas da pele e seus anexos

Gostou? Conheça nossos treinamentos:

Curso de coleta
Plataforma cursau (com mais de 800H de conteúdo e grupo vip)
Pós graduações: micro, análises e perícia

Referências bibliográficas:

Junqueira, Luiz Carlos Uchoa; Carneiro, José; Abrahmsohn, Paulo. Histologia básica. 13. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018, 554 p.