Qual a diferença entre teníase e cisticercose?
Garanto que você já ouviu falar de teníase e cisticercose nas suas aulas de parasito da faculdade… Mas afinal, é a mesma doença? Já te adianto que não! Teníase e cisticercose são duas doenças parasitárias causadas pelo mesmo parasita, a Taenia solium. Apesar de serem duas doenças diferentes, elas relacionam-se entre si quanto a forma de transmissão. No entanto, a teníase e cisticercose apresentam características distintas. Vamos explorar essas diferenças?
Vamos por partes… O que é a teníase?
É uma infecção causada pela ingestão de carne de porco crua ou mal cozida contaminada com os cistos (cisticercos) que contêm larvas no seu interior do verme Taenia solium. Uma vez ingeridas, os cisticercos sofrem ação do sulco gástrico e se diferenciam em vermes adultos. Os vermes adultos podem viver no intestino por vários anos liberando as proglotes (que são segmentos do corpo do verme que contêm ovos) nas fezes, infectando o ambiente. Os sintomas estão relacionados a perda de peso, fome excessiva e dor abdominal.
E a cisticercose?
A cisticercose, por outro lado, ocorre quando os ovos da Taenia solium são ingeridos através do consumo de água ou alimentos contaminados com ovos que foram eliminados nas fezes de indivíduos com teníase. Nesse caso pode acontecer também a autoinfecção, ou seja, o indivíduo com teníase ingere os próprios ovos que liberou. Portanto, ele terá ambas as doenças: teníase e cisticercose. Após ingeridos, esses ovos eclodem e liberam larvas que migram para diferentes partes do corpo, formando cistos (cisticercos). Os cistos podem se desenvolver em órgãos como o cérebro, olhos, músculos e a pele. Quando se aloja no cérebro pode causar sintomas graves como convulsões.
A melhor forma de previnir a teníase e cisticercose envolve basicamente a adoação de medidas de saneamento básico para evitar a disseminação dos ovos, e não consumir carne crua ou mal-cozida.
Gostou? Conheça nossos treinamentos:
Curso de coleta
Plataforma cursau (com mais de 800H de conteúdo e grupo vip)
Pós graduações: micro, análises e perícia
Referências bibliográficas:
Neves, DP. Parasitologia Humana, 11ª ed, São Paulo, Atheneu, 2005.