Quais são os perfis de linfócitos T?
Os linfócitos T são uma parte fundamental do sistema imunológico, desempenhando um papel central na resposta a patógenos e outras ameaças ao organismo. Em suma, existem diferentes perfis de linfócitos T, cada um especializado em desempenhar funções específicas na resposta imunológica. Nesse contexto, cada perfil é ativado por citocinas específicas e regulado por diferentes fatores de transcrição. Essa diversidade é responsável por direcionar cada perfil para um tipo de resposta. Vamos entender as principais características de cada um dos perfis de linfócitos T:
Linfócitos T Helper 1 (Th1)
Esse perfil é ativado pela Interleucina-12 (IL-12), produzida em resposta a apresentação de antígenos por uma célula dendrítica à uma célula T naive. Em seguida, essa citocina é responsável por ativar o fator de transcrição T-bet, modificando o perfil de resposta dessa célula. Eventualmente, os linfócitos Th1 produzem principalmente interferon-gama (IFN-γ) e IL-2. Em suma, esses linfócitos desempenham um papel fundamental na resposta imunológica a patógenos intracelulares, como por exemplo contra vírus e bactérias. Além disso, eles ativam a resposta mediada por células, incluindo a ativação de linfócitos T citotóxicos, que posteriormente, eliminam células infectadas.
Linfócitos T Helper 2 (Th2)
O perfil Th2 se diferencia após a ativação do fator de transcrição GATA-3, ativação essa estimulada pela IL-4, produzida no mesmo contexto mencionado anteriormente. Os linfócitos do perfil Th2 secretam IL-4, IL-5 e IL-13. Em síntese, essas células estão associadas à resposta imunológica contra parasitas e alergias. Por consequência, eles promovem a produção de anticorpos, estimulando as células B a produzir imunoglobulinas E (IgE) e colaboram na eliminação de parasitas extracelulares.
Linfócitos T Helper 17 (Th17)
E por fim, a citocina responsável pela ativação do perfil Th17 é a IL-6 juntamente com o fator de crescimento transformador beta (TGF-β). Posteriomente, o fator de transcrição RORγt é ativado, bem como o padrão secretório desse perfil. Os linfócitos Th17 produzem IL-17 e desempenha um papel na defesa contra bactérias extracelulares e fungos. Eles são críticos na resolução de infecções mucocutâneas e na promoção de respostas inflamatórias.
Gostou? Conheça nossos treinamentos:
Curso de coleta
Plataforma cursau (com mais de 800H de conteúdo e grupo vip)
Pós graduações: micro, análises e perícia
Referência bibliográfica:
ABBAS, Abul K.; PILLAI, Shiv; LICHTMAN, Andrew H.. Imunologia celular e molecular. 9 Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2019, 565 p.