Uma nova alternativa no combate à dengue chegou ao Brasil!
Considerando a nova epidemia de dengue que têm se alastrado por todo o país, uma nova alternativa no combate à dengue tem sido cada vez mais necessária. Nesse sentido, recentemente, foi aprovada pela Anvisa, a vacina Qdenga (TAK-003), do laboratório japonês Takeda Pharma. Em suma, esse é o primeiro imunizante liberado no país para pessoas que nunca entraram em contato com o vírus da dengue.
Eficácia do imunizante
Estudos de larga escala comprovaram a eficácia da Qdenga, alcançando taxas de proteção de 66,2% para indivíduos sem infecção anterior e 76,1% para aqueles que já haviam tido a doença. Além disso, no estudo TIDES, a Qdenga demonstrou prevenir 80,2% dos casos de dengue sintomática após 12 meses de vacinação, e reduziu as hospitalizações em 90,4%.
O que se sabe até o momento
Em primeiro lugar, esse novo imunizante para o combate à dengue é indicado para a faixa etária de 4 a 60 anos. Inicialmente será aplicado apenas na rede privada, como clínicas, laboratórios e farmácias. O valor de cada dose deve ficar entre R$301,27 e R$402,05. Por fim, o esquema vacinal composto por duas doses, com intervalo de três meses entre as aplicações.
Perspectivas para o combate à dengue
A chegada da vacina Qdenga representa um avanço significativo na proteção contra a dengue. Embora ainda não esteja disponível no SUS, o PNI (Programa Nacional de Imunizações) pode incorporá-la com o tempo. Fique atento(a) à vacinação e busque informações nas clínicas de vacinas sobre a disponibilidade e os procedimentos necessários.