O biomédico na microbiologia
Fala biomédico, beleza? Você sabia que a microbiologia está entre as habilitações do biomédico, ou seja, é uma das áreas em que podemos atuar? Você gosta de micro ou já pensou em atuar nesse área? Se você está na dúvida e precisa de um empurrãozinho, confira esse bate-papo que tivemos com a biomédica Tabatha Mesquita, do instagram @tab4tha que trabalha com microbiologia. E se você ainda não sabe quais são as habilitações de um biomédico e com o que podemos trabalhar, confira esse post aqui.
Em que ano você se formou ?
Em 2021
Dentre as áreas de biomedicina, porque optou por microbiologia?
A micro foi a área que eu me apaixonei durante o estágio extracurricular e a partir dali percebi que tinha vocação e que poderia fazer a diferença na profissão. Eu não conseguia me imaginar fazendo outra coisa e mesmo quando segui outros caminhos, a micro não saiu de mim.
Quais os maiores desafios você enfrentou no mercado de trabalho?
Até o momento, acredito que um dos meus maiores desafios foi conquistar a confiança e credibilidade no ambiente profissional, devido ao fato de eu ser tão jovem. Hoje em dia sinto que tenho mais autoridade e que me enxergam como a boa profissional que estudo pra ser.
Como você acha que um biomédico microbiologista pode se destacar e conseguir bons empregos, mesmo sendo inexperiente?
Se qualificando, independente de ser através de cursos, palestras ou eventos. E o contato com profissionais de dentro da área é a chave, se fazer presente e interessado vai te fazer ser lembrado quando surgir uma vaga pra indicação.
Quando foi seu primeiro contato com a microbiologia?
Meu primeiro contato de verdade foi em 2019, no setor da micro. Mas somente em 2021, como plantonista no meu primeiro emprego pós formada, que eu realmente tive a experiência de vivenciar as análises clínicas no geral.
O que te inspira a seguir nessa área?
O impacto que a microbiologia tem na vida de todo mundo. Me sinto capaz de tudo quando percebo a diferença que um resultado que libero pode fazer na vida de um paciente.
Em relação a salário, o que você ganha atualmente era o que esperava?
Infelizmente não, mas entendo que pra haver uma melhora nessa questão depende de muitos fatores.
Como você acha que o biomédico microbiologista é útil para sociedade?
A microbiologia ta escondida em quase tudo do nosso dia a dia, portanto, o microbiologista é um dos profissionais mais importantes da saúde. Estamos presentes no controle de doenças de notificação compulsória e de infecções hospitalares, na análise dos alimentos que vão pra nossa mesa todos os dias, no controle de qualidade dos produtos estéticos que consumimos e entre outros.
Seu contato com as redes sociais, se tornando um grande influenciador no campo da biomedicina, iniciou quando?
Comecei a criar conteúdo focado na biomedicina em 2021 quando decidi postar um vídeo mostrando um pouco da minha rotina como plantonista de urgência e viralizei da noite pro dia. A partir daí muita gente passou a me procurar pra tirar dúvidas, pedir conselhos sobre a faculdade e criamos uma relação de confiança.
As redes sociais fizeram diferença na sua carreira? De quais formas?
Com certeza. Ter começado a criar conteúdo na internet me abriu diversas portas, comecei a ser admirada por pessoas que sempre admirei e conheci profissionais incríveis. Hoje eu enxergo como uma ótima oportunidade de network. Se eu não tivesse postado meu primeiro vídeo, talvez hoje eu seria uma profissional bem diferente.
Deixe um conselho para os biomédicos e futuros biomédicos, em especial, para os que querem atuar na microbiologia.
Se arrisquem! A vida é feita de oportunidades e as oportunidades na maioria das vezes aparecem pra quem é visto e lembrado, portanto, faça network de forma saudável e natural. E nunca se esqueça que nem só de indicação sobrevive um bom profissional, você precisa ser o melhor que puder. Então, se qualifique, estude e seja comprometido com as suas escolhas. A microbiologia é difícil e os laboratórios sabem disso, portanto, se você for um bom profissional, as oportunidades virão correndo até você.
Além disso, também acho importante que você nunca se compare com outras pessoas, lembre-se que cada um tem o seu tempo e a vida acontece de forma diferente.
Quer se tornar um biomédico microbiologista assim com a Tabatha? Então conheça a nossa pós-graduação, uma das melhores do mercado! Clique no link para saber mais.
Gostou do bate-papo? Não esqueça de acompanhar a Tabatha nas redes sociais para acompanhar a rotina dela trabalhando como microbiologista, @tab4tha.