,

Como é transmitida a toxoplasmose?

Você certamente já ouviu falar de toxoplasmose nas aulas de parasito. Mas você sabia que o gato não é o único hospedeiro do Toxoplasma gondii, por isso é equivocado dizer que a toxoplasmose é a doença do gato? Fica até o final desse post para entender.

A toxoplasmose é uma doença parasitária causada pelo Toxoplasma gondii. Seu ciclo é heteroxênico, ou seja, apresenta dois hospedeiros. O hospedeiro definitivo são os felídeos e o intermediário nós humanos, pássaros, cães, bovinos e suínos.

Ciclo de vida

O ciclo nos felídeos consiste no contato com fezes de outros gatos ou na ingestão de carne crua (geralmente de pássaros) contaminada com cistos contendo bradizoitos, uma das inúmeras formas de vida desse parasita. Em resumo, o parasita se reproduz no intestino desses animais e é eliminado nas fezes na forma de oocisto. No ambiente externo, o oocisto passa por um processo de maturação antes de ser ingerido pelos seres humanos, formando cistos. O ser humano (ou outro hospedeiro intermediário) entra então em contato com água e alimentos contaminados com cistos. Após reproduz assexuada, eles conseguem se disseminar e instalar-se nos tecidos como os olhos, cérebro e coração.  

Quais são as manifestações clínicas?

A maioria das infecções em indivíduos saudáveis é assintomática ou causa apenas sintomas leves semelhantes aos da gripe. No entanto, em pessoas imunossuprimidas, ou mulheres grávidas, a toxoplasmose pode levar a complicações graves. As complicações na gravidez variam de acordo com o período gestacional mas incluem abortos, nascimento prematuro e lesões oculares no feto que muitas vezes são diagnosticadas apenas na vida adulta, a chamada toxoplasmose ocular.

Por isso, o exame laboratorial para o diagnóstico de toxoplasmose é indispensável no pré-natal, prevenindo possíveis complicações.

Gostou? Conheça nossos treinamentos:

Curso de coleta
Plataforma cursau (com mais de 800H de conteúdo e grupo vip)
Pós graduações: micro, análises e perícia