Qual o tubo correto para dosar vitaminas?

Você biomédico ou profissional da saúde, sabe qual é o tubo de coleta que devemos utilizar para dosar vitaminas? Será que existe apenas um correto ou várias opções podem ser utilizadas na rotina clínica? Nesse post vamos esclarecer essa dúvida de uma vez por todas, seguindo as recomendações do Guia de Exames da DB diagnósticos.

Quais são as recomendações para dosar vitaminas?

Primeiramente, é importante entender que existem sim algumas recomendações especiais para realizar a coleta para dosar vitaminas. Isso porque algumas vitaminas como a vitamina A e C são fotosensíveis, ou seja, em contato com a luz, elas podem sofrer alterações em sua conformação. Um exemplo é o processos de oxidação que ocorre, levando a formação de radicais livres e outros compostos instáveis que danificam as estruturas moleculares das vitaminas, resultando na sua inativação. Portanto, se a minha amostra não for armazenada protegida da luz, não será possível detectar a vitamina no exame.

Em segundo lugar, você como biomédico ou profissional da área da saúde deve saber tanto o soro quanto o plasma podem ser utilizados para dosar vitaminas, variando de acordo com o tipo de vitamina.

Qual é então o tubo ideal?

No caso de utilizar o plasma, ele pode ser obtido a partir dos tubos de EDTA (tubo roxo), citrato (tubo azul) ou heparina (tubo verde). No entanto, esses tubos PRECISAM obrigatoriamente estar envolvidos em papel alumínio para que a amostra não fique em contato direto com a luz.

Em contrapartida, o tubo mais ideal e mais recomendado para dosar vitaminas é o tubo âmbar, que possui uma cor amarronzada, semelhante à uma garrafa de cerveja. Essa cor âmbar do tubo faz o papel de proteger a amostra do contato com a luz. Todavia, sabemos que esse tubo pode não estar disponível em todos os laboratório, e por isso, a opção mais recomendada é aquela descrita acima.

Quando a dosagem é realizada em tubo de soro, este deve também estar protegido da luz com papel alumínio seguindo as mesmas orientações para os tubos em que se obtêm o plasma.

Gostou desse conteúdo? Aproveite o CURSAU RESUMOS e turbine seus estudos! Está pronto para facilitar sua vida acadêmica? A CURSAU RESUMOS chegou para te ajudar! Acesse agora