Replicação do DNA e suas etapas
Você estudante da área da saúde, tem dificuldade em genética? Hoje vamos te ajudar a descomplicar o processo de replicação do DNA e os principais eventos de cada etapa. Mas afinal, o que é a replicação? A replicação do DNA nada mais é do que um processo responsável por fazer uma cópia idêntica da fita de DNA a fim de formar uma nova célula no processo de divisão celular. Isso garante que cada célula filha receba uma cópia completa e idêntica das informações genéticas da célula mãe.
Quais são as etapas da replicação do DNA?
Desempacotamento e Desenovelamento:
Em primeiro lugar, o processo de replicação começa com a separação das duas fitas da molécula de DNA original. Nesse sentido, a enzima helicase desempenha um papel crucial ao quebrar as pontes de hidrogênio entre as bases nitrogenadas, permitindo que as fitas se desenrolem. Além disso, a enzima topoisomerase participa diminui a torção da fita de DNA, diminuindo assim a tensão e evitando que a fita se rompa enquanto a helicase desempenha a sua função.
Formação de Primers:
Em seguida, a enzima primase entra em ação para sintetizar pequenos fragmentos de RNA chamados primers. Esses primers são essenciais porque se ligam aos nucleotídeos complementares na fita de DNA e fornecem o ponto de partida para a enzima DNA polimerase, que irá adicionar novos nucleotídeos às fitas de DNA em crescimento.
Já se inscreveu para o nosso evento GRATUITO de biologia molecular com a @study.bru? Clique no link para garantir a sua vaga
Alongamento das Fitas:
A DNA polimerase lê a sequência de nucleotídeos na fita molde e adiciona os nucleotídeos complementares à nova fita líder de DNA em crescimento. No entanto, a DNA polimerase só é capaz de fazer essa adição no sentido 5′ – 3′, e a fita antiparelela está na direção oposta, ou seja, 3′ – 5′. Dessa forma, uma fita é sintetizada continuamente, a fita 5′ – 3′, enquanto a outra é sintetizada em fragmentos descontínuos, conhecidos como fragmentos de Okazaki. Essa fita necessita de novos primers a cada novo fragmento que é adicionado pela polimerase.
Remoção de Primers e Ligação:
A DNA polimerase, juntamente com a endonuclease removem os primers de RNA e preenche os espaços deixados com nucleotídeos de DNA tanto na fita líder quanto na antiparalela. Após essa remoção, as duplas fitas são ligadas novamente pela DNA ligase.
Verificação e Correção:
Por fim, após a replicação, um processo de revisão ocorre para verificar e corrigir possíveis erros de pareamento de bases. A enzima exonuclease desempenha um papel fundamental na detecção e correção de erros.
Em suma, a replicação do DNA é um processo indispensável para garantir que as células transmitam suas informações genéticas com precisão para as gerações futuras. A pesquisa contínua nesse campo está revelando ainda mais detalhes sobre a replicação do DNA e suas implicações, prometendo avanços significativos na compreensão da vida e da genética.
Gostou desse conteúdo? Aproveite o CURSAU RESUMOS e turbine seus estudos! Está pronto para facilitar sua vida acadêmica? A CURSAU RESUMOS chegou para te ajudar! Acesse agora
Referências Bibliográficas:
Alberts, B. et al. Biologia Molecular da Célula – 6° Ed. 2017, Ed. Artes Médicas, Porto Alegre.
Watson, J. D. et al. Molecular Structure of Nucleic Acids: A Structure for Deoxyribose Nucleic Acid. Nature, v. 171, n. 4356, p. 737-738, 1953.