,

Como acontece a fagocitose?

Com certeza você aprendeu o que é fagocitose durante as aulas de imunologia da faculdade. Mas você sabe como esse processo acontece? A fagocitse é um mecanismo no qual células como macrófagos e neutrófilos, engolfam e digerem partículas estranhas, como bactérias, vírus, células mortas e detritos celulares. Ela é fundamental para a defesa do organismo contra patógenos e para a remoção de material indesejado. Vamos explorar esse processo em detalhes, desde o reconhecimento até a destruição da partícula fagocitada.

Reconhecimento e ligação:

  1. Quimiotaxia: Primeiramente, as células fagocíticas são atraídas para o local da infecção ou lesão por meio de quimiocinas e citocinas liberadas por patógenos, células danificadas ou células do sistema imunológico.
  2. Reconhecimento: As células fagocíticas reconhecem e se ligam às partículas por meio de receptores de superfície, como os receptores de padrão de reconhecimento (PRRs). Ocorre então o reconhecimento dessas moléculas presentes na superfície dos patógenos ou marcadores de opsonização.
  3. Formação do Fagossomo: Após a ligação, a membrana plasmática da célula fagocítica se projeta ao redor da partícula estranha a fim de formar uma vesícula chamada fagossomo.

Digestão e destruição:

  1. Fusão com lisossomos: O fagossomo formado se funde com os lisossomos, organelas que contêm enzimas digestivas, formando um fagolisossomo.
  2. Digestão: As enzimas lisossomais, como proteases, nucleases e lipases, são liberadas no fagolisossomo e começam a digerir a partícula fagocitada, quebrando-a em componentes menores.
  3. Produção de espécies reativas de oxigênio (ROS): Por fim, as células fagocíticas produzem espécies reativas de oxigênio, como o ânion superóxido (O2-), o peróxido de hidrogênio (H2O2) e o radical hidroxila (OH-), que são tóxicos para patógenos e contribuem para a sua destruição.

a imagem mostra o passo a passo da fagocitose

Resposta imune:

  1. Apresentação de antígeno: Durante a fagocitose, as células fagocíticas processam os antígenos dos patógenos e os apresentam na superfície celular por meio de moléculas do complexo de histocompatibilidade (MHC), iniciando uma resposta imune adaptativa.
  2. Liberação de citocinas: As células fagocíticas liberam também citocinas pró-inflamatórias, como interleucina-1 (IL-1) e fator de necrose tumoral alfa (TNF-α), que estimulam a resposta inflamatória e a ativação de outras células do sistema imunológico.

E se você é estudante ou profissional da saúde e deseja revisar ou atualizar seus conhecimentos de imunologia básica, temos um boa notícia! No dia 11/05, acontecerá um curso GRATUITO de imunologia básica com um expert no assunto. O evento contará com certificação opcional de 20 horas e você aprenderá de forma simples em muito menos tempo! Para participar, basta clicar no link.

Referência bibliográfica:

ABBAS, Abul K.; PILLAI, Shiv; LICHTMAN, Andrew H.. Imunologia celular e molecular. 9 Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2019, 565 p.