Como fazer uma iniciação científica?

Fala calouro, beleza? Já ouvi falar em iniciação científica? Tem interesse em fazer uma mas não sabe como nem por onde começar? Hoje vou dividr com vocês nesse post a minha experiência e como eu consegui fazer uma iniciação científica.

Antes de mais nada, já tire da sua cabeça que para fazer uma iniciação científica você precisa estar cursando uma faculdade pública ou conhecer alguém dessa faculdade para por ter uma oportunidade. Fazer uma iniciação científica é muito mais simples do que vocês pensam e é um sonho muito possível de se realizar.

Vou te contar um segredo: para fazer uma iniciação científica só depende basicamente de você!

Primeiro de tudo, é muito importante que na sua cidade tenham universidades, principalmente estaduais e federais, porque são nessas universidades que as coisas acontecem e é onde você vai conseguir se inserir nesse mundo da pesquisa! E você não precisa estudar nessa universidade para conseguir uma vaga em um laboratório! Muitos professores estão dispostos a receberem colaboradores externos e se mostram muito receptivos. Existem algumas faculdades particulares que também fazem pesquisa, então é sempre bom se informar caso na sua cidade não tenha universidades públicas.

Depois, é interessante que você saiba quais áreas você tem mais afinidade… imuno, parasito, genética? Isso vai te orientar no momento em que você for escolher um laboratório.

Tá… e como eu faço para escolher um laboratório?

Pra mim a forma mais prática é entrar no site da universidade e pesquisar as linhas de pesquisa de cada departamento. Geralmente as universidades são dividas por departamentos de acordo com as áreas: biologia geral, fisiologia, patologia, etc. Nesse site então você vai ter acesso à informações básicas sobre as pesquisas que são desenvolvidadas ali e quais são os pesquisadores responsáveis por cada pesquisa.

Escolhido a linha de pesquisa que mais te interessou, você deve entrar em contato com o pesquisador/professor responsável. Nesse momento é na cara e na coragem! Demonstre interesse e vontade de aprender e se mostre prestativo. Esse primeiro contato pode ser por e-mail, que muito provavelmente estará disponível no site da universidade. Se apresente, diga que faculdade você faz, em que semestre está e diga que se interessou pela linha de pesquisa. Sugiro que nesse e-mail você marque um horário para conversar com o professor pessoalmente, pois mostra um maior interesse e seriedade da sua parte.

E por fim, compareça no dia marcado.

Pode parecer simples, mas é exatamente esse o passo a passo. Não tem segredo nenhum! Como eu disse, a maioria dos professores são bem receptivos e dependendo do programa, da universidade e do laboratório, existe a possibilidade de receber uma bolsa de estudos para desenvolver o projeto de pesquisa.

E se eu receber um não?

Calma, não desanime! É super normal que o laboratório esteja sem vagas no momento para receber alunos. O importante é persistir e procurar outro que também tenha te despertado interesse.

Depois de conseguir sua tão sonhada iniciação científica, comprometa-se com as tarefas e os deveres do laboratório. Ajude nas atividades e nos projetos de pesquisa. Mais do que enriquecer o seu currículo, o conhecimento adquirido é gigantesco.

Te desejo sorte!

Se você é estudante da área da saúde e quer ter acesso a diversas vídeo aulas sobre assuntos variados da faculdade, inscreva-se na plataforma cursau. Clique no link e saiba mais.