O biomédico na hemoterapia

Fala biomédico, beleza? Tem interesse em atuar na área de hemoterapia? Esse post então é perfeito para você! Hoje vamos conferir uma entrevista com a Ana Clara do @biomedicas_, contando um pouco sobre a sua trajetória na área da hemoterapia.

Em que ano você se formou ?

Conclui o curso de Biomedicina em 2021 e colei grau em 2022.

Dentre as áreas de biomedicina, porque optou por hemoterapia ?

Sempre fui apaixonada pela hematologia e pela imunologia quando estava na faculdade. A princípio não tinha pretensão de ir pro banco de sangue, minha ideia era estagiar nas análises clínicas, mas, acabei conseguindo estágio só em banco de sangue e no fim das contas foi perfeito, me apaixonei.

Quais os maiores desafios você enfrentou no mercado de trabalho?

Competitividade entre os profissionais do serviço e minha própria insegurança para lidar com situações que podem acontecer esporadicamente. Liberar hemocomponentes também era uma insegurança já que era a primeira vez em que estava assumindo um plantão de 12h completamente sozinha, meu suporte era a distância, então era eu comigo mesma.

Como você acha que um bioméico pode se destacar e conseguir bons empregos na área da hemoterapia, mesmo sendo inexperiente?

Mostrando serviço e vontade de aprender, foi o que fiz no meu estágio e deu certo. Eu não era só uma estagiária, eu era uma funcionária como qualquer outra pessoa lá e eu fazia meu serviço muito bem feito e nunca deixei nada pra trás. No final queriam me contratar (quando entrei disseram não havia essa possibilidade), mas já tinha conseguido outro emprego com a carta de indicação da minha supervisora do local que fiz estágio.

Quando foi seu primeiro contato com a hemoterapia?

No meu primeiro dia de aula teve uma interação com os veteranos e a prática era justamente tipagem sanguínea! Depois disso tive contato durante a matéria no curso de biomedicina e no estágio obrigatório.

O que te inspira a seguir nessa área?

Hoje eu não trabalho mais na bancada, mas voltaria sem problemas, a maior inspiração são os pacientes, querendo ou não a gente se apega e não tem nada mais gratificante que ver eles se recuperarem.

Em relação a salário, o que você ganha atualmente era o que esperava?

Nessa área a maioria dos profissionais são contratados como técnicos de hemoterapia, então o salário é mais baixo, não ganhava o que eu esperava ganhar.

Como você acha que o biomédico atuando na hemoterapia é útil para sociedade?

A hemoterapia está presente em cirurgias eletivas e de emergência, em centros de obstetrícia, em tratamento de câncer, na hemodiálise e em diversas outras situações com o objetivo de promover melhora e bem estar ao paciente. Por isso acredito que a hemoterapia é uma forma viabilizar a vida, não tem como negar a nossa importância pra sociedade.

Seu contato com as redes sociais, se tornando um grande influenciador no campo da hemato, iniciou quando?

Comecei em 2019 ainda na graduação, mas abandonei por um tempo, resolvi me dedicar a isso de 2022-2023.

As redes sociais fez diferença na sua carreira? De quais formas ?

Foi a virada de chave, hoje a rede social é o meu trabalho e é o que me permite passar meu conhecimento pra frente e ajudar os estudantes que ainda estão na graduação. Esse período é conturbado pra muitos e poder ajudar e fazer a diferença é tão gratificante quanto ver um paciente se recuperar. Hoje a internet me abriu portas que talvez não tivessem sido abertas se eu fosse anônima, me permitiu crescer e conhecer pessoas, me permitiu ser reconhecida e me sentir útil de alguma forma. A rede social hoje é tudo o que eu tenho e não poderia ser melhor.

Deixe um conselho para os biomédicos e futuros biomédicos, em especial, para os que querem atuar na hemoterapia.

Se dediquem, estudem, mostrem o potencial de vocês e principalmente, queiram ser e sejam destaque, não tenham vergonha. Mostrem do que vocês são capazes e se especializem, se tornem a pessoa que vocês admiram hoje, sejam referência a ponto de quando falarem de hemoterapia lembrarem de vocês, não como pessoa pública, mas dentro do sua agência transfusional, do seu posto de coleta ou de onde você estiver. Outro ponto importante, saibam se relacionar, você pode conhecer todos os procedimentos mas isso não serve se você não souber se comunicar. Invistam na imagem pessoal de vocês e não somente na profissional, elas andam juntas. Não tenha medo de errar e de admitir os erros, isso só te faz crescer e ser mais bem sucedido e NUNCA duvide da sua capacidade, você pode mudar o mundo se assim você quiser.

Gostou desse conteúdo? Aproveite o CURSAU RESUMOS e turbine seus estudos! Está pronto para facilitar sua vida acadêmica? A CURSAU RESUMOS chegou para te ajudar! Acesse agora

E não esqueça de seguir a Ana nas redes sociais, @biomedicas_ para aproveitar todo o conteúdo compartilhado por lá!