O papel do biomédico na imagenologia

A imagenologia é uma das 33 habilitações do biomédico. Mas afinal, qual o trabalho de um biomédico imagenologista?

Em suma, o biomédico com habilitação em imagenologia, é responsável pela preparação do paciente durante o exame de imagem, como também a operação dos equipamentos de imagens e o processamento e interpretação dos resultados. Além disso, pode atuar em ambientes hospitalares, clínicas médicas e centros clínicos especializados em diagnóstico por imagem. 

O biomédico imagenologista tem atuação na tomografia computadorizada, ressonância magnética, medicina nuclear e ultra-sonografia. 

Tomografia computadorizada

O biomédico é responsável pela anamnese do paciente, a fim de entender a patologia necessária e o pedido de exame, como se assegurar da segurança do paciente em casos de possíveis alergias. Responsável pela operação do equipamento, além da definição do  protocolo do exame e o pós-processamento das imagens. 

Ressonância magnética

O profissional além de atuar na criação de protocolos e anamnese, é responsável pela administração dos meios de contraste específicos do exame. Também é responsável pelas bobinas utilizadas nos procedimentos e na gerência pós obtenção das imagens.  

Medicina nuclear

Responsável pelo protocolo e operação PET/CT e PET/RM, como realização de procedimentos da radiofarmácia, por exemplo, estoque de reagentes radioisótopos e liofilizados. Também responsável pela identificação, rastreio e administração de radioisótopos e radiofármacos.

Ultra-sonografia

É responsável por atuar na operação de equipamentos de ultrassonografia, sob supervisão médica.

Gostou? Conheça nossos treinamentos:

Curso de coleta
Plataforma cursau (com mais de 800H de conteúdo e grupo vip)
Pós graduações: micro, análises e perícia

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 

Conselho Regional de Biomedicina 6ª Região (CRBM6)

imagenologia