Como é feito o exame de urina de 24 horas?

Fala biomédico, beleza? Já ouviu falar do exame de urina de 24 horas? Sabe quando é a diferença desse exame para o exame de urina simples? Nesse post, vamos te explicar como realizar o exame e os erros que você não deve cometer!

Em primeiro lugar, é importante saber que o exame de urina de 24 horas é uma análise laboratorial que fornece informações sobre a função renal do paciente. Diferente do exame de urina simples, no exame de urina de 24 horas coleta-se toda a urina produzida durante um período de 24 horas.

Como realizar corretamente o exame de urina de 24 horas?

É aqui já entra um erro muito comum de acontecer! A primeira urina do dia deve ser desprezada antes de iniciar a coleta por 24 horas. Por quê? Por que essa primeira urina corresponde ao dia anterior, concorda? Portanto, se a primeira urina do dia for às 6 da manhã, o paciente iniciar a coleta a partir da segunda urina até a primeira urina do dia seguinte. Essa análise abrangente permite uma avaliação mais precisa dos compostos e substâncias eliminadas pelo organismo ao longo do dia. Além disso, é possível avaliar o volume total de urina produzido em um dia.

Outra coisa muito importante! Você deve orientar o paciente quanto ao frasco em que a urina será coletada. Caso o laboratório não forneça essa frasco, é preferível que o paciente urine em uma garrafa PET de água e que esteja limpa. Se o laboratório fornecer apenas um frasco, você deve informar ao paciente que, caso o volume de urina exceda o volume do frasco, outro frasco deve ser incluído. Portanto, o excende NÃO deve ser desprezado!

Por fim, o paciente DEVE manter a urina refrigerada por todo o período da coleta, a fim de evitar a proliferação de bactérias que consomem creatina. Além disso, a urina não pode ser proveniente de sondas, pois as chanches de contaminação são altas!

Quando é solicitado o exame de urina de 24 horas?

Esse exame é geralmente solicitado quando há suspeita de alterações renais, para monitoramento de determinadas condições ou avaliação de tratamentos específicos.

  1. Avaliação da função renal: O exame de urina de 24 horas pode fornecer informações detalhadas sobre taxa de filtração glomerular e a capacidade de concentração e diluição da urina.
  2. Detecção e monitoramento de doenças renais: É um exame importante para auxiliar no diagnóstico e acompanhamento de doenças renais, como a insuficiência renal crônica, glomerulonefrite, doença renal policística, entre outras.
  3. Avaliação de distúrbios metabólicos: Em alguns casos, o médico solicita o exame de urina de 24 horas para avaliar o metabolismo de substâncias específicas, como o cálcio, o ácido úrico ou o hormônio aldosterona.
  4. Controle de tratamentos medicamentosos: O uso de medicamentos diuréticos por exemplo, é necessário monitorar os efeitos na produção de urina e nos níveis de substâncias eliminadas pelo organismo.
  5. Diabetes: Um dos sintomas da diabetes é a poliúria, ou seja, o aumento do volume urinário. Portanto, esse exame pode ser útil para diagnóstico e acompanhamento dessa doença.
Se você é biomédico, farmacêutico, biólogo ou outro profissional da área da saúde e deseja se tornar um especialista em análises clínicas, clique no link para saber mais sobre a nossa pós graduação 100% online.

Referências bibliográficas:

STRASINGER, S. K.; LORENZO, F. Clinical Urinalysis and Body Fluids. 4th Edition. F.A. Davis Company, 2015.