Qual a diferença entre transporte ativo e passivo?
Você provavelmente já estudou os tipos de transporte transmembrana durante as aulas de fisiologia da faculdade. Hoje, o nosso objetivo é simplificar esses conceitos e fazer com que você entenda a diferença entre o transporte ativo e passivo. Fique até o final do post para aprender.
Transporte ativo
Primeiramente, vamos relembra que o transporte ativo é a passagem de moléculas através da membrana plasmática do meio mais concentrado para o menos concentrado, a favor do gradiente de concentração. Em suma, nesse tipo de transporte acontece o gasto de ATP para fazer essa passagem. Em princípio, há dois tipos de transporte ativo:
- Transporte ativo primário: Nesse tipo, a energia é derivada da quebra do ATP ou de outro fosfato com energia, como por exemplo, a bomba de sódio e potássio. Ou seja, algumas proteínas presentes na membrana plasmática atuam como bombas de íons. Neste caso, elas capturam íons de sódio do citoplasma de forma que eles são transportados para fora da célula. Por outro lado, elas também capturam íons de potássio do meio e transportam para o citoplasma.
- Transporte ativo secundário: Não utiliza diretamente a energia metabólica do ATP e depende de proteínas transportadoras encontradas na membrana. Portanto, a energia para a realização desse tipo de transporte depende de energia que é gasta pela bomba de sódio e potássio.
Transporte passivo
Por outro lado, o transporte passivo é a passagem de moléculas através da membrana plasmática do meio mais concentrado para o menos concentrado, a favor do gradiente de concentração. Não há gasto de ATP.
Há três tipos de transporte passivo:
- Difusão simples: As moléculas se movem da área com maior concentração para uma área com menor concentração.
- Difusão facilitada: Uma proteína atua como transportador.
- Osmose: Corresponde a passagem de água através da membrana plasmática, de um meio hipotônico (menos concentrado) para um meio hipertônico (mais concentrado).
Gostou? Conheça nossos treinamentos:
Curso de coleta
Plataforma cursau (com mais de 800H de conteúdo e grupo vip)
Pós graduações: micro, análises e perícia
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
TEIXEIRA, Daniele de Araújo. Fisiologia humana. Teófilo Otoni: UNIPAC, p. 36-43, 2021.