,

Quais são os tipos de necrose?

Garanto que você já ouviu falar de necrose nas aulas de patologia. Mas você se lembra que existem diferentes tipos de necrose e que cada tipo possui características específicas? Vamos entender tudo neste post.

O que é necrose?

A necrose é um dos tipos de morte celular que ocorre em resposta a danos agudos e graves. Em suma, é um processo não programado e desordenado em que as células perdem sua integridade estrutural e a capacidade de controlar sua morte. Diferentemente da apoptose, na qual as células se desintegram de forma controlada, a necrose é um processo caótico que está associada à inflamação e danos aos tecidos adjacentes. Em conclusão, a necrose ocorre como resultado de agressões externas, como infecções, trauma, falta de suprimento sanguíneo ou exposição a substâncias tóxicas.

Quais são as características de uma célula necrótica?

As células necróticas apresentam várias características macroscópicas distintas que podem ser observadas durante a análise de tecidos afetados:

  1. Inchaço celular: A necrose frequentemente leva a um distúrbio no equilíbrio osmótico da célula devido a alterações na permeabilidade da membrana plasmática. Eventualmente, tem-se o acúmulo de líquido no citoplasma, resultando em um aumento no volume celular.
  2. Ruptura da membrana celular: Por conseqüência do inchaço celular, as membranas celulares de células necróticas acabam se rompendo, liberando todo o conteúdo intracelular no ambiente circundante. Isso inclui enzimas digestivas que podem causar danos aos tecidos adjacentes e antígenos próprios, o que leva à ativação do sistema imunológico e à inflamação.
  3. Fragmentação nuclear: Por fim, o núcleo pode se fragmentar em pequenos pedaços (cariorrex) até ser digerido por completo (cariólise).

Tipos de necrose

Existem vários tipos diferentes de necrose, cada um com características distintas. Os principais tipos de necrose incluem:

  1. Necrose Coagulativa: Nesse tipo de necrose, a arquitetura celular é preservada por um curto período. A causa principal da necrose coagulativa é a isquemia, levando a morte das células por privação de oxigênio.
  2. Necrose Gangrenosa: Este tipo de necrose também ocorre devido à falta de suprimento sanguíneo. Pode ser seca, sendo mais comum de extremidades e na ausência de infecções. Por outro lado, quando a gangrena é úmida, caracteriza-se a presença de infecção, principalmente por bactérias anaeróbicas que promovem destruição tecidual.
  3. Necrose Liquefativa: Nesse tipo, as células e o tecido afetados se dissolvem em uma massa líquida devido a digestão do tecido por enzimas liberadas pelas próprias células necróticas. É frequentemente observada em infecções bacterianas no sistema nervoso central, formando abscessos.
  4. Necrose Caseosa: Essa é uma forma de necrose caracterizada por uma aparência branca e quebradiça, semelhante a um queijo. É típica de infecções granulomatosas, como por exemplo, a tuberculose.
  5. Necrose de Gordura: Ocorre quando há destruição das células adiposas, resultando na liberação de ácidos graxos livres que se combinam com cálcio, formando áreas de saponificação. Isso pode ser visto em lesões como a pancreatite aguda.
  6. Necrose Fibrinóide: Geralmente ocorre em paredes de vasos sanguíneos afetados por doenças autoimunes ou hipertensão, resultando na deposição de proteínas fibrinosas nas paredes dos vasos.

Gostou desse conteúdo? Imagina só se você pudesse receber resumos prontos toda semana para facilitar os seus estudos? Para isso nós criamos o CURSAU RESUMOS, uma forma de facilitar sua vida acadêmica. Acesse agora para mais informações.

Referências bibliográficas:

BRASILEIRO FILHO, G. Bogliolo. Patologia Geral. 9a edição. Editora Guanabara Koogan S.A., Rio de Janeiro, RJ, 2016.

Robbins & Cotran: patologia. Patologia Básica. 9ª Edição. Rio de Janeiro: Elsevier,. 2013.