,

5 temas de TCC em hematologia

Fala bioguerreiro, beleza? Se você está na reta final da faculdade de biomedicina, ama hemato e quer fazer o TCC em hematologia, esse post é pra você.

Hoje separamos 5 ideias de temas de TCC em hematologia para te ajudar a escrever um trabalho excelente nessa área incrível. Vamos conferir?

Tema 1: “Análise de prontuários de pacientes com anemia: diagnóstico, tratamento e acompanhamento”.

Esse é um tema amplo e que pode ser abordado de diversas maneira. Primeiramente, pode ser feita uma revisão da literatura sobre os tipos de anemia e as informações existentes em relação aos métodos diagnósticos utilizados para cada tipo, os tratamentos disponíveis e a eficácia de cada um deles, bem como os exames que são realizados na prática clínica para o monitoramento da doença. Em segundo lugar, pode ser feito um levantamento de prontuários em um hospital universitário ou particular, mediante aprovação prévia do comitê de ética em pesquisa envolvendo seres humanos. Portanto, seria feito um estudo de coorte retrospectiva, analisando diferentes pacientes, seus resultados de exames e seus tratamentos. Nessa vertente, poderia ser feito também um relato de caso de algum paciente em específico com alguma particularidade.

Tema 2: “Leucemia linfocítica aguda: fatores prognósticos e tratamento”

Neste caso, uma revisão de literatura seria a melhor opção. No entanto, nada impede de fazer um relato de caso ou um estudo de coorte se você tiver permissão e acesso a prontuários. Obviamente, esse tema de TCC em hematologia pode ser expandido também para os demais tipos de leucemia.

Tema 3: “Trombose venosa profunda: mecanismos fisiopatológicos e prevenção”

A trombose é um tema de TCC em hematologia muito relevante e pode também ser abordado de diversas maneiras. Por exemplo, uma revisão sistemática da literatura pode ser elaborada a fim de esclarecer e ressaltar as mais recentes descobertas sobre os mecanismos fisiopatológicos dessa doença. Além disso, pode-se discutir novas opções de tratamentos bem como a segurança de cada um. E por fim, é possível também analizar prontuários e pontuar os fatores de risco mais comuns e os tratamentos mais utilizados na prática clínica.

Tema 4: Uso adequado de transfusão sanguínea: uma análise de prontuários em um hospital universitário”

Novamente, se você tem a oportunidade de ter acesso a prontuários de pacientes, esse é um tema ótimo de ser abordado. Esse tema pode ainda se expandir para uma revisão sobre os diferentes tipos sanguíneos, indicações para transfusão em variadas situações e possíveis complicações atreladas a esse processo.

Tema 5: Hemoglobinopatias: diagnóstico molecular e terapia gênica”

As hemoglobinopatias são um grupo de doenças genéticas que afetam a hemoglobina e podem incluir condições como a anemia falciforme e a talassemia. Um TCC sobre esse tema pode incluir uma revisão sobre as diferentes hemoglobinopatias, como é feito o diagnóstico, tratamento e acompanhamento dessas doenças. Nesse contexto, a análise de prontuários pode também ajudar a avaliar a efetividade do tratamento e o prognóstico geral.

Gostou? Conheça nossos treinamentos:

Curso de coleta
Plataforma cursau (com mais de 800H de conteúdo e grupo vip)
Pós graduações: micro, análises e perícia