,

O que é hematopoiese?

Fala calouro, beleza? Já ouvir falar em hematopoiese durante suas aulas da faculdade? Sabe como esse processo acontece e qual a sua importância?

Em resumo, a hematopoiese é o processo de formação das células sanguíneas que aconcete durante toda a vida. Esse processo ocorre principalmente na medula óssea, contudo pode ocorrer também em outros órgãos linfoides, como o baço e os gânglios linfáticos. Em suma, a hematopoiese é um processo complexo que envolve diversas etapas e reguladores para a produção adequada das células sanguíneas.

Como acontece a hematopoiese?

O processo de hematopoiese começa com uma linhagem de células-tronco pluripotente, que são células indiferenciadas capazes de se diferenciar em diferentes tipos de células sanguíneas. Essas células-tronco são encontradas na medula óssea e têm a capacidade de se autorrenovar, mantendo assim a fonte de células para a hematopoiese contínua.

A primeira etapa da hematopoiese consiste na proliferação das células-tronco pluripotente. Nesse sentido, sob a influência de fatores de crescimento, como a trombopoietina e o fator estimulador de colônias de granulócitos-macrófagos, as células-tronco começam a se multiplicar e produzir células progenitoras mais especializadas.

As células progenitoras são células com menor capacidade de diferenciação do que as células-tronco e têm a capacidade de se diferenciar apenas algumas linhagens celulares. Existem diferentes tipos de células progenitoras, como as células progenitoras mieloides e as células progenitoras linfoides. As células progenitoras mieloides dão origem às hemácias, certos tipos de leucócitos e as plaquetas, enquanto que as células progenitoras linfoides são responsáveis pela formação dos linfócitos e das células NK.

a imagem ilustra os processos de diferenciação celular que acontecem na hematopoiese

Durante a diferenciação, as células progenitoras sofrem então mudanças epigenéticas e são influenciadas por uma série de fatores de crescimento e citocinas, que ajudam a direcionar o processo de diferenciação em linhagens específicas. À medida que as células progenitoras se diferenciam, elas passam por várias etapas intermediárias, produzindo células cada vez mais especializadas.

Após a diferenciação, as células sanguíneas maduras são liberadas na corrente sanguínea, para que desempenhem suas funções específicas. Por exemplo, as hemácias são responsáveis pelo transporte de oxigênio, os leucócitos atuam na defesa do organismo contra infecções e as plaquetas estão envolvidas na coagulação do sangue. Já fizemos um post por aqui sobre o processo de coagulação, clique no link para conferir.

Você que é estudante da área da saúde, já pensou em ter acesso a uma plataforma repleta de vídeo aulas que vão te ajudar a estudar e ir bem nas provas da faculdade? Pra saber mais é só clicar no link.

Referências bibliográficas:

ORKIN, S.H., ZON, L.I. Hematopoiesis: An evolving paradigm for stem cell biology. Cell, v.132, n. 4, p. 631-644, 2008.

DOULATOV, S., Notta F, Laurenti E, Dick JE. Hematopoiesis: A human perspective. Cell Stem Cell. 2012;10(2):120-136.