,

Qual é a estrutura dos anticorpos?

Durante as aulas de imunologia, você estudante da área da saúde já ouviu falar de anticorpos, certo? Mas você conheçe a estrutura dos anticorpos? Sabe a diferença entre cadeias leves e pesadas? Hoje vamos te explicar detalhadamente cada componente de um anticorpo.

Em primeiro lugar, vale relembrar que os anticorpos são proteínas pertencentes à classe das imunoglobulinas. Em relação a função, já fizemos um post por aqui explicando cada uma delas, clique aqui para conferir. Vamos então detalhar a estrutura básica dos anticorpos:

Em suma, cada anticorpo é uma molécula simétrica, composta por quatro cadeias de polipeptídeos organizadas em duas unidades idênticas: duas cadeias leves e duas cadeias pesadas. Essas cadeias se conectam por ligações dissulfeto, formando a estrutura básica do anticorpo.

Vamos separar por regiões: regiões constantes e variáveis

As cadeias dos anticorpos possuem regiões distintas chamadas de regiões constantes e regiões variáveis. As regiões constantes são encontradas em todas as moléculas de um mesmo tipo de anticorpo, independentemente do antígeno que ele reconhece. Essas regiões são responsáveis por determinar a classe do anticorpo e mediar suas funções efetores e suas interações com outras células do sistema imunológico.

As regiões variáveis, por outro lado, são únicas para cada anticorpo e são responsáveis por conferir a especificidade de ligação do anticorpo ao antígeno. São essas regiões que se conectam diretamente ao antígeno e, portanto, são cruciais para a função dos anticorpos na defesa contra patógenos.

A regiãovaríavel de uma cadeia pesada (VH) e a região varíavel paralela de uma cadeia leve (VL) formam o local de ligação do antígeno. Visto que cada anticorpo possui duas cadeias leves e duas cadeias pesadas, cada anticorpo terá pelo menos 2 locais de ligação ao antígeno. Essa interação é altamente específica e determinada pela estrutura do antígeno e das regiões variáveis do anticorpo.

Além disso, na extremidade do local das regiões variáveis existem as regiões hipervariáveis, que consistem em 3 fitas formadas por sequências de aminoácidos chamadas de alças CDRs. As alças CDRs irão “abraçar” o antígeno nesses sítios de ligação.

Agora as porções: porção Fab e porção Fc

A porção Fab é também chamada de fragmento de ligação ao antígeno. Ou seja, é a região pontiaguda que é composta pelas regiões variáveis das cadeias pesadas e leves.

Por outro lado, a porção Fc é composta pelas regiões constantes das cadeias pesadas e leves. Essa parte do anticorpo é responsável por interagir com as células do sistema imunológico, como os fagócitos, para eliminar os patógenos marcados pelos anticorpos. A porção Fc também está envolvida na ativação do sistema complemento, um complexo conjunto de proteínas do sistema imunológico que atua na destruição de patógenos.

a imagem mostra a estrutura dos anticorpos, destacando as principais

E se você quer continuar aprendendo de forma descomplicada, te convido a se inscrever em nosso curso GRATUITO de Imunologia começando do zero. Nele, o professor Thiago Nascimento abordará tópicos de imunologia clínica e básica como MHC, fagocitose, células do sistema imune, anticorpos, reações de aglutinação e precipitação, entre outros. É só clicar no AQUI para se inscrever. 

Referências bibliográficas:

ABBAS, Abul K.; PILLAI, Shiv; LICHTMAN, Andrew H.. Imunologia celular e molecular. 9 Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2019, 565 p.