, ,

Quais são os tipos de glândulas?

Fala calouro, beleza? Se você já teve aulas de histologia na faculdade, você certamente sabe que existem diferentes tipos de glândulas. Mas em primeiro lugar… o que são glândulas? Essas e outras respostas você obterá hoje ao final deste artigo.

As glândulas são tecidos especializados que produzem e secretam diferentes substâncias essenciais para o funcionamento do corpo humano. Em suma, elas desempenham papéis vitais na regulação de diversas funções fisiológicas. Existem portanto, diferentes tipos de glândulas, classificadas principalmente com base em sua estrutura, localização e função.

Glândulas Exócrinas

As glândulas exócrinas são aquelas que secretam suas substâncias para fora do corpo ou em uma cavidade corporal através de ductos. Essas substâncias podem incluir sucos digestivos, saliva, suor e muco, entre outras. As glândulas exócrinas são abundantes em todo o corpo e desempenham papéis essenciais na digestão, na proteção da pele e nas funções respiratórias. Elas podem ser classificadas em glândulas unicelulares, como as células caliciformes encontradas no trato respiratório e no trato gastrointestinal, e glândulas multicelulares, como as glândulas salivares e as glândulas sudoríparas.

Glândulas Endócrinas

Em contrapartida, as glândulas endócrinas são aquelas que secretam seus produtos diretamente na corrente sanguínea, sem ductos, para alcançar tecidos e órgãos-alvo distantes. Elas são responsáveis pela produção e liberação de hormônios, que são mensageiros químicos que regulam uma ampla gama de processos fisiológicos, como o metabolismo, o crescimento, o desenvolvimento sexual, o sono e o humor. Exemplos incluem a hipófise, a tireoide, as glândulas adrenais, o pâncreas endócrino e as gônadas (ovários e testículos).

Glândulas Mistas

Por fim, algumas glândulas possuem características tanto de glândulas exócrinas quanto de glândulas endócrinas, sendo conhecidas como glândulas mistas. Um exemplo é o pâncreas, que possui tanto tecido exócrino, responsável pela produção de enzimas digestivas liberadas no intestino delgado através do ducto pancreático, quanto tecido endócrino, que secreta hormônios como insulina e glucagon diretamente na corrente sanguínea para regular os níveis de glicose no sangue.

Gostou? Conheça nossos treinamentos:

Curso de coleta
Plataforma cursau (com mais de 800H de conteúdo e grupo vip)
Pós graduações: micro, análises e perícia

Referência bibliográfica:

JUNQUEIRA, L.C.; CARNEIRO, J. Histologia Básica – texto e atlas. 13ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017.